Conectado nas tecnologias...
"A versão final do Firefox acaba de sair do forno com melhorias em velocidade, compatibilidade e personalização"
Acaba de ser lançada oficialmente a versão 3.6 do Mozilla Firefox, um dos navegadores que mais cresce em número de usuários atualmente. Desde o lançamento da terceira geração do browser, seus desenvolvedores buscam sempre aperfeiçoá-lo, um dos grandes objetivos desta nova versão.
O Firefox, que sempre foi um dos navegadores mais inovadores de todos os tempos, agora busca melhorar algumas de suas ferramentas de acordo com boas inovações lançadas no IE8 e no Opera, os dois maiores concorrentes da Mozilla. As novidades da versão 3.6 remetem a velocidade, compatibilidade e personalização.
Finalmente a versão final!
As versões intituladas de RC ou Release Candidate (Candidata ao Lançamento) são prévias quase idênticas do que ocorrerá na que deve ser a final. Elas são úteis para que os usuários testem o programa, confiram suas novidades e, o mais importante, identifiquem falhas e problemas.
O lançamento de uma versão final também é fundamental para que os desenvolvedores de plugins e add-ons atualizem seus aplicativos e evitem problemas de compatibilidade (o que ocorreu em alguns casos na versão RC). Dessa forma o Firefox pode ser utilizado por todos sem receios de que grandes problemas apareçam.
Novidades do Firefox 3.6
Personas nativo
Uma das maiores novidades fica para aqueles que gostam de personalizar o computador, já que o personas agora é parte integrante do Firefox. Para quem não sabe, o Personas é um plugin desenvolvido pela própria Mozilla que permite que o usuário aplique uma série de temas diferentes no navegador com um simples clique do mouse. A vantagem dos temas desenvolvidos para este sistema é sua incrível leveza, sem pesar em memória e processamento para a máquina.
Abas no Windows 7
Quem já possui o Windows 7 confere uma novidade que facilita muito a navegação pelas diferentes abas do Firefox. Com o programa aberto, basta ao usuário deixar o ponteiro do mouse alguns instantes sobre o ícone presente na jumplist para que no canto inferior da tela sejam exibidas miniaturas de todas as abas abertas, conforme a imagem abaixo:
Em vez de precisar clicar em alguma aba para acessá-la, basta arrastar o mouse por cima delas para que sejam exibidas. Este novo recurso permite alternar de maneira muito mais prática entre as janelas, principalmente quando diversas abas de navegação estão abertas.
Além dessa novidade, agora as novas abas aparecem de maneira adjacente à que você estava navegando. Na versão anterior do navegador elas sempre surgiam na ponta direita da tela.
Mais melhorias a caminho
O Firefox 3.6 é o começo do desenvolvimento até chegar à versão 4.0. Os desenvolvedores do navegador têm alguns objetivos já definidos quanto à velocidade de navegação, como melhorar a inicialização e as tarefas básicas de navegação. Isso inclui abrir uma nova aba, abrir uma página favorita, completar automaticamente um endereço e executar conteúdos ricos de mídia.
Em termos de personalização, os objetivos são: desenvolver temas leves que não necessitem reinicializar o navegador, customização do navegador com base no histórico pessoal do usuário e gerenciamento de identidades.
Funções complementares que são alvo dos desenvolvedores incluem busca por abas, ferramentas como restauração e criação de grupos de abas, além de melhorias no gerenciamento de arquivos dentro da janela de downloads. O vídeo abaixo mostra um bom resumo das novidades da versão 3.6 do Mozilla Firefox:
O que você já conhecia
Navegação privativa
A versão 3.6 do Firefox manteve o modo de navegação privativa, inspirado nos moldes lançados pela oitava versão do Internet Explorer. A função se encontra no guia “Ferramentas” e pode ser iniciada a qualquer momento, sem que você perca seus dados de sites normais no processo.
O grande diferencial deste modo é que, enquanto você navega privativamente, nenhum dado inserido durante a navegação é salvo no computador. Isso é muito útil para entrar em sites bancários, por exemplo, sem que nenhum rastro seja deixado por você em sua máquina.
Limpeza de histórico personalizada
O Firefox permite decidir qual período de tempo no passado você gostaria de excluir do Histórico. A limpeza ocorre da mesma maneira que nas versões anteriores, dentro do guia “Ferramentas”, mas permite que você decida apagar algumas horas, dias ou o histórico inteiro de navegação.
Navegação ciente de localização
Outra característica muito interessante do navegador da Mozilla é sua capacidade de informar exatamente a localização do computador no globo, o que permite a sites com funções compatíveis oferecerem o conteúdo ideal para suas necessidades.
Ao adentrar um site que ofereça o recurso, o Firefox pergunta se você deseja enviar sua localização para o serviço. Vale lembrar que nenhum dado ou informação pessoal será utilizado contra você, oferecendo apenas sua localidade a partir do IP de origem de sua máquina.
Rapidez na exibição
Outra mudança substancial na estrutura do programa é em relação ao Gecko layout engine, que possibilita visualizar o conteúdo das páginas de uma maneira mais rápida e funcional que as versões anteriores do navegador, minimizando erros.
Também para se adaptar aos novos conceitos do desenvolvimento na internet, o navegador apresenta suporte para o novo formato HTML 5, que conta com inovações em diversos aspectos, em especial no que se refere à mídia exibida nos sites e páginas da web.
"O Chrome está ainda mais rápido e traz agora sincronização de Favoritos e Extensões para o navegador."
A gigante Google acaba de liberar a versão final do Google Chrome 5. O navegador agora está mais rápido e com suporte a mais de 1500 extensões que podem ser acessadas rapidamente a partir do próprio browser.
Se você já utiliza o Google Chrome nos próximos dias deverá receber uma mensagem solicitando uma atualização para esta nova versão. A migração, como acontece com a maioria dos produtos lançados pela empresa, será gradual, mas deve ser concluída em breve. Se você deseja acelerar esse processo já pode baixar diretamente do site oficial a versão final.
AGORA É POSSÍVEL instalar extensões no Chrome
Já havíamos disponibilizado um artigo que fala e ensina como instalar extensões no novo Google Chrome. Entretanto, era apenas para desenvolvedores e envolvia um processo muito mais complicado. Desta vez, foi lançada uma versão oficialmente aberta ao público, com uma galeria de extensões ampla e organizada.
Várias das extensões já até existem no Mozila firefox (e os usuários do navegador "concorrente" podem se familiarizar com algumas). Acompanhar o andamento do Twitter e do GMail enquanto navega, por exemplo, agora é uma possibilidade prática no Google Chrome — o que pode atrair muitos usuários. É claro que não se deve descartar a possibilidade de ocorrer problemas na navegação, já que ainda é uma versão beta.
Como instalar extensões
Para acessar o menu de complementos para o Chrome, vá ao ícone de chave inglesa e clique em "Extensões". A página aberta lista as extensões que você tem instaladas no navegador. Para adicionar novas, clique em "Browse the Gallery". Como o Chrome já conta com mais de 1500 extensões, você pode visualizar a galeria de várias formas diferentes.
No centro da tela você vê as extensões populares e aquelas que são consideradas como destaque. No lado esquerdo, é possível filtrar resultados por Mais Populares ("Most Popular"), Mais Recentes ("Most Recent"), Melhor Avaliadas ("Top Rated") e Destaque ("Featured"). Ao clicar em uma extensão você vê informações detalhadas como descrição, imagem e opiniões de outros usuários.
Para instalar a extensão, clique no botão "Install". Quando uma janela for aberta para confirmar a ação, pressione o botão "Instalar". Quando for concluída, um botão ao lado da Barra de Endereços é adicionado para que você acesse as funções — entretanto, não se sabe o que acontece com os ícones das extensões se forem instaladas dezenas delas.
Conheça o navegador do Google
Rápido como nunca
A quarta versão do Google Chrome promete ser ainda mais veloz do que as anteriores. Em nossos testes, o navegador realmente surpreendeu no carregamento das páginas, mas deu um show ao trabalhar em conjunto com o YouTube. Além disso, o novo Chrome promete ser um navegador compatível com toda a web. Tanto é verdade que ele é um dos poucos que conseguiu atingir a pontuação máxima no teste do Acid3 (confira imagem abaixo).
Recursos para a nova web
Aos poucos a Google vem aprimorando a terceira versão do navegador Chrome. A quarta vem com suporte para HTML 5, novo padrão de páginas da web, que já está aparecendo em alguns websites. Além dessa fantástica novidade, a versão 5.0 do Google Chrome tem suporte para temas e utilização de complementos — recurso que na verdade já devia fazer parte do Chrome desde a primeira versão.
Ao que tudo indica, a Google primeiramente lançou a parte principal do navegador para que aos poucos o código principal do navegador seja alterado conforme necessidades e testes dos usuários. Nosso site está acompanhando semanalmente o site de desenvolvimento da Google e toda semana pelo menos três novas versões são lançadas, pois cada uma possui algumas novas correções e aprimoramentos. Nesta versão o Chrome teve seu Developer Channel atualizado da versão 4.0 para a atual, uma boa notícia para usuários que trabalham com o código do software.
No caso da versão 5.0, alguns problemas foram corrigidos em relação à anterior. Agora os usuários podem escolher o Bing como ferramenta de procura, porém esta opção por enquanto aparece apenas para a versão estadunidense do navegador. Outra atualização é a possibilidade de desinstalar o Google Chrome apenas da sua conta, caso conte com computadores compartilhados. Além disso foram corrigidos alguns erros em tags de áudio e vídeo, além da possibilidade de importar a Barra de Favoritos do Firefox.
Mas uma atualização bastante interessante desta nova versão é, de fato, a possibilidade de utilização dos mesmos Favoritos em computadores diferentes. Para isso, será preciso ter apenas a conta do Google habilitada (a mesma do Gmail, por exemplo). Com isso é possível utilizar computadores diferentes com as mesmas marcas para os assuntos de sua preferência. Essa função de sincronização dos Favoritos já havia sido disponibilizada para desenvolvedores, mas só agora passa a ser integrante do Google Chrome para usuários domésticos.
Sincronize sites favoritos
Outro aspecto interessante é a possibilidade de sincronizar os seus sites favoritos a partir do próprio navegador. Já na instalação do browser surge uma opção para importar favoritos e senhas dos outros navegadores disponíveis no seu computador.
Se os seus sites favoritos estão aramazenados sob uma conta do Gmail, você pode importá-los para a barra de ferramentas e acessá-los sempre que estiver logado com mais facilidade. Para isso vá em "Ferramentas" e escolha a opção "Sincronizar os meus favoritos".
Os temas chegaram
Os usuários pediram e até que enfim a Google atendeu. O suporte para os temas já estava incluso nos planos do navegador, mas somente com o lançamento da versão 3.0.196.2 BETA é que os usuários puderam começar a desfrutar dos temas, mantidos nesta versão.
"Experimente o novíssimo Opera, que promete ser até oito vezes mais rápido do que antes."
O Opera é admirado por sua velocidade, visual e simplicidade em certos detalhes. E, para a felicidade de seus usuários, uma nova versão foi lançada: o Opera 10.60.
Com uma estrutura de JavaScript completamente nova, a promessa do novo Opera é a de velocidade oito vezes maior. O visual e várias funções do programa não sofreram grandes modificações, mas por dentro o navegador foi bem modificado.
Cada versão beta do Opera deixava os usuários ansiosos. Tudo começou com a revitalização da interface, muito mais bonita e intuitiva. Logo, o código-fonte foi totalmente revisado para eliminar resíduos das versões anteriores e corrigir bugs.
A versão final do Opera 10.60 conseguiu surpreender mesmo aqueles que acompanharam cada atualização. O navegador, além de incrivelmente rápido, agora tem suporte nativo para os novos padrões WebM e HTML5, recurso de geolocalização, sugestões de resultados nas buscas e aplica os sistemas antifraude e antiphishing da consagrada AVG!
Navegação veloz e com estilo
O Opera sempre se mostrou o navegador com a maior eficiência entre todos os outros. Os testes realizados pelo Onplanet, confirmaram isso ser verdade. Somente o Google Chorme é capaz de ser comparado às suas leveza e velocidade.
Quando você abre o navegador, ele logo mostra o que é chamado de "Speed Dial" (discagem rápida). É uma página inicial que reúne todos os sites mais visitados por você, favoritos ou recentes. Parece bobagem, mas é realmente muito útil.
As abas do Opera são conhecidas pela sua flexibilidade. Isso porque, assim que você clica e arrasta a barra que separa a navegação das abas, é possível obter miniaturas das páginas que estão abertas. O visual é ótimo e facilita para aqueles que estão com muitas páginas abertas ao mesmo tempo.
Há duas maneiras de acessar as outras funções principais do programa (como email, widgets, favoritos, pesquisa etc.): por meio do grande "O" vermelho, localizado no canto superior esquerdo da tela, ou ao clicar no ícone de abertura de abas, na barra de baixo do navegador. E não se preocupe com os plugins de compatibilidade: a maioria já vem instalada, como o Flash Player.
Recursos
Além de mais veloz, esta versão traz novidades. Assim como nas últimas de outros navegadores, o Opera complementa automaticamente o que você digitar na Barra de endereços com Históricos e Favoritos que você tenha. A busca dentro das páginas também foi aprimorada, de maneira que você filtre o que procura.
Se você usar o Opera com o Windows 7, percebe que o visual é feito para se adequar ao novo sistema operacional. Ou seja, a transparência toma conta do navegador do topo à parte mais baixa dele.
Outra boa notícia para os usuários do novo sistema da Microsoft é que, ao pousar o mouse sobre o Opera na Barra de tarefas, todas as abas abertas no programa aparecem ali, como se fosse a função nativa do Windows 7, de várias instâncias abertas.
Padrões avançados, suporte aprimorado
Desde as versões beta do Opera, era anunciadas grandes novidades em relação ao suporte para tecnologias avançadas, como HTML5 e WebM. Se depender do Opera, tais padrões não serão problema.
Seguindo as tendências, o novo Opera funciona muito bem com a nova tecnologia do HTML5. Se você tinha alguma curiosidade de como funciona o YouTube ou o Vimeo no novo HTML, sinta-se à vontade para experimentá-lo com esta versão. E, não menos importante, o CSS3 também foi implementado — o que garante mais compatibilidade.
Este é o primeiro navegador com suporte nativo para execução do formato WebM.
Se você costuma ver seu email frequentemente e adota o Opera como navegador padrão, usar o cliente de email pode ser uma boa ideia. A partir da barra lateral ou do menu principal (o "O" do topo da tela), você acessa suas contas de correio eletrônico, que podem ser configuradas como POP3 ou IMAP (acesso web). Assim, basta uma nova aba para enviar uma mensagem e um clique para conferir novas mensagens.
Geolocalização
O Opera está cada vez melhor no quesito geolocalização. A tecnologia permite que sites saibam sua localização e, a partir daí, deixar sua navegação mais prática, por exemplo oferecendo resultados de buscas mais relevantes.
A versão 10.60 do Opera permite que você compartilhe sua localização a fim de aproveitar da melhor maneira possível o conteúdo de sites que usam geolocalização. Para garantir sua privacidade, você tem total controle sobre quando o recurso deve ser utilizado.
Conheça mais sobre o recurso com este mapa interativo em tempo real: https://www.opera.com/livemap/.
Opera Unite
Já pensou armazenar por acesso remoto suas fotos, músicas, documentos e compromissos? O Opera Unite é a função que torna isso possível. É como se o seu navegador transformasse o PC em um servidor web de arquivos.
Opera e AVG, união para sua segurança
Agora, o Opera utiliza os sistemas antiphishing e antifraude do AVG. O sistema impede que você acesse páginas sabidamente perigosas e também oferece feeds automáticos para você obter informações “fresquinhas” sobre as últimas ameaças e manter-se protegido de malwares.
Widgets
Ao invés de complementos (como o Firefox), o navegador taz uma série de widgets, que vão desde clientes para redes sociais (Twitter, por exemplo) até jogos e utilitários para baixar vídeos. Eles funcionam como um aplicativo à parte dentro do navegador.
Quem gosta da função nota que a nova versão traz uma série de novos widgets para serem utilizados com o navegador. A boa (ou má) notícia é que agora eles são totalmente independentes. Ao instalar um novo widget, ele aparece fora do Opera, como um aplicativo do Windows. Isso significa que, se você fecha o navegador, o widget continua aberto e funcionando.
A evolução não para
Aplicativos online mesmo offline: o Appcache do Opera permite que você utilize aplicativos online mesmo sem conexão com a internet. O navegador armazena os arquivos necessários para você usá-los quando precisar.
Mais pesquisa: o Opera conta com vários mecanismos de buscas para que você escolha o seu favorito. O Bing é a mais nova adição à lista. As buscas são aprimoradas com as sugestões, que complementam os resultados para direcionar você com precisão.
Design (ainda) melhor: o botão Menu está aprimorado, assim como as abas, para deixar a navegação mais ágil. Isso sem falar do já consagrado "Speed Dial".
"O navegador mais usado do mundo fica melhor a cada nova versão, e a 8 veio para arrebentar!"
Fazia tempo que a Microsoft precisava atualizar seu navegador, já que ele vinha perdendo espaço para o seu arquirrival, o “navegador da raposa”. A oitava versão do Internet Explorer vem com o visual renovado e uma série de novidades que deixarão sua navegação mais inteligente e interativa. Ao invés de ser um navegador que só espera seu comando, o IE agora “pensa” na melhor maneira de agradar ao usuário.
Os objetivos gerais do navegador continuam os mesmos, oferecer segurança, facilidade de uso e, principalmente, melhorias no desenvolvimento web — tanto que a versão 8 é também recomendada para designers e programadores web. Outro foco do novo IE é o suporte a feeds RSS e a interoperabilidade, permitindo trabalhar com outros navegadores facilmente, obtendo-se modelos de programação mais flexíveis.
ATENÇÃO: este download é exclusivo para o Windows xp.
NOVIDADES MAIS MARCANTES
Não é exagero dizer que o Internet Explorer 8 está mais inteligente em relação aos seus antecessores. Apesar de ele conter poucas inovações em relação aos seus concorrentes, o navegador está mais rápido, mais fácil de usar e traz diversas novas funções que facilitam e melhoram a experiência do usuário com o programa, encurtando caminhos antes incômodos e oferecendo atalhos que não existiam.
Aceleradores
Gostou de um texto e quer copiá-lo para seu blog? Os aceleradores permitem que você rapidamente faça uma postagem no seu blog com o texto selecionado. Ficou interessado no Netbook avaliado pelo Baixaki? Simples! Selecione uma palavra e clique no botão do acelerador para encontrá-lo em sua loja favorita.
Funcionando como um menu de contexto especial para o Internet Explorer, a função de aceleradores exibe dezenas de aplicativos que funcionam como atalhos para as tarefas que o usuário desempenha costumeiramente ao surfar na internet.
Para acessá-los, tudo que você tem a fazer é selecionar a parte do texto que desejar em qualquer site, aguardando a aparição do botão dos aceleradores. Depois, basta clicar nele e conferir as opções presentes em cada um.
O mais interessante é pesquisar pelos aceleradores disponíveis, para que você selecione aqueles que mais fará uso ao navegar. Você pode realizar pesquisas rápidas de trechos encontrados na internet, localizar mapas de endereços e diversas outras funções, que só estão limitadas à sua imaginação.
Barra de pesquisa
Diversos aprimoramentos foram incorporados à barra de pesquisas do IE. Agora, diversos locais para você pesquisar estão disponíveis, além de dezenas de outros que podem ser acrescentados a qualquer momento pelo usuário. E não para por aí: enquanto você não teclar Enter ou clicar na lupa, a barra de pesquisa exibirá sugestões de resultados, o que é extremamente útil quando você sabe somente parte do nome do que está procurando, por exemplo.
Diga não aos bisbilhoteiros
Acabou o tempo em que você poderia ter sua privacidade invadida. O Internet Explorer 8 tem a função InPrivate, que impede o armazenamento de qualquer tipo de informação sobre os seus hábitos de navegação. Histórico, arquivos temporários, cookies e senhas não são gravados enquanto você estiver com o modo InPrivate ligado. Assim, quando você terminar o que está fazendo, basta fechar o navegador para que ele “esqueça” o que você fez.
Tal função é especialmente útil para computadores de lan houses, aeroportos, shoppings e qualquer outro ponto de acesso onde há muitos olhos curiosos circulando, loucos para descobrir os sites que você andou visitando.
Para ativar o InPrivate, abra uma nova aba do IE e clique no link “Abrir uma janela de navegação InPrivate”. Perceba que será inserida uma imagem na barra de endereço para que você saiba que está navegando no modo de privacidade. Tudo o que for feito nessa aba não é salvo em lugar algum.
Barra de endereços inteligente
Ter que digitar o endereço completo a cada visita a um site se torna extremamente irritante depois de pouco tempo. Conforme o seu histórico, o IE sempre exibiu alguns endereços que correspondiam com os caracteres digitados. Contudo, essa função não era executada satisfatoriamente e na versão 8 foi completamente reformulada. Agora o navegador exibe uma lista mais organizada de endereços que correspondam ao texto digitado.
Com essa evolução, você não precisa mais se lembrar dos links exatos das páginas que já visitou, pois o navegador faz isso por você. Repare que na página do Baixaki, por exemplo, a mensagem “Download de softwares e jogos” aparece no topo da janela. Isso significa que depois de visitar o Baixaki pela primeira vez, você pode encontrá-lo em uma próxima visita, digitando apenas “Download” ou “softwares” na Barra de Endereços, o que deixa sua navegação muito mais rápida.
A evolução dos Feeds
Se você costuma visitar páginas com conteúdo atualizado com frequência, como sites de notícias, não há mais a necessidade de entrar nelas quando há uma novidade. Os chamados WebSlices permitem que você veja “fatias” das páginas que mais visita, somente com o conteúdo que foi atualizado.
Sites feios, nunca mais!
Não há quem nunca tenha ficado irritado ao atualizar seu navegador preferido e depois disso ver vários sites mostrando caracteres estranhos, erros de posicionamento de imagem e outros problemas na visualização. O Internet Explorer 8 vem com o “Modo de Compatibilidade”, que faz com que sites programados para versões anteriores sejam exibidos com perfeição na versão 8.
Modificações visivelmente sutis
O sistema de abas, incluído desde a versão 7, está ainda melhor. Ao abrir uma nova aba, serão exibidas várias opções adicionais, como reabrir abas anteriormente fechadas - o que é útil em caso de fechamentos acidentais. Caso você tenha fechado o Internet Explorer e não somente uma aba, basta clicar no link “Reabrir Última Sessão de Navegação” para que o navegador abra os sites que você estava visitando antes.
*Também é possível abrir uma guia já com o modo InPrivate habilitado ou usar um acelerador para entrar em um dos sites cadastrados, já com o texto que você copiou para a área de transferência.
Copyright ©2010 OnPlanet, Inc. Todos os direitos reservados.